Movimento propõe plantio de 5 milhões de mudas no ES até 2030

0
842
Foto: Divulgação

Lançamento oficial do Movimento Plantando para o Planeta será no dia 21 de março, a partir das 9 horas, no Cine Metrópolis. A Revista Procampo apoia este importante movimento de recuperação florestal no ES

A Sociedade Espíritosantense de Engenheiros Agrônomos (Seea) e o movimento Plantio Brasil realizam no dia 21 de março, a partir das 9 horas, no Cine Metrópolis, o lançamento oficial do Movimento Plantando para o Planeta – Espírito Santo 2030. O evento, que é aberto ao público e conta com o apoio da Ufes, tem o objetivo de motivar o plantio de árvores, com a meta de alcançar o plantio de 5 milhões de mudas no estado até 2030.

Durante o lançamento, será apresentada uma plataforma onde qualquer cidadão capixaba poderá cadastrar uma árvore que plantar. A partir deste registro, o Movimento fará a geolocalização e o acompanhamento das espécies plantadas. Os participantes conhecerão os instrumentos de controle e monitoramento dos plantios e aprenderão como a plataforma será utilizada e suas funcionalidades.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

Segundo os coordenadores do evento, o Espírito Santo é o primeiro estado da federação a estabelecer metas para a recuperação florestal alinhadas com a Década da Restauração de Ecossistemas, estabelecidas pelas Nações Unidas e alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Mas essas metas só serão alcançadas com a ampla participação dos cidadãos e dos diversos setores da sociedade capixaba”, afirma o coordenador do Movimento ES 2030, Carlos Humberto de Oliveira.

Programação

Durante a manhã, além de palestras e da apresentação da plataforma, o pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Rodrigues Neto, fará o lançamento do programa de extensão Rede de Plantio. Já às 12h será feita a implantação do bosque dos ODS, com o plantio de 17 árvores simbolizando cada objetivo, no gramado ao lado do outdoor, no campus de Goiabeiras. Veja a programação completa no arquivo anexado abaixo.

Ao longo do dia, até às 17 horas, estudantes da Ufes e de escolas da rede estadual poderão visitar o espaço de expositores de projetos relacionados ao Movimento Plantando para o Planeta, o viveiro de produção de mudas da Ufes, e a exposição Moradores da Floresta, que apresenta uma coleção de espécimes de animais silvestres da Mata Atlântica, no hall da Biblioteca Central.

A coordenação do evento destaca que o lançamento oficial do Movimento Plantando para o Planeta – Espírito Santo 2030 possui o Selo de Sustentabilidade Tesouro Verde e compensará, com Biodiversidade Remunerada, todo impacto de consumo de carbono que o evento causará no meio ambiente.

A Revista Procampo apoia este importante movimento de recuperação florestal. (Thereza Marinho)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here