Agronegócios e serviços lideram crescimento do PIB no ES

0
368
Foto: Divulgação

Dados são do Indicador de Atividade Econômica (IAE) da Findes e foram divulgados nesta quinta-feira (16)

A economia do Espírito Santo fechou 2022 em saldo positivo, apresentando um crescimento de 1%. Apesar de ser um valor tímido, o crescimento foi alavancado pelos setores do agronegócio e de serviços.

Parte deste resultado, segundo a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), se deve à instabilidade do mercado externo que freou o crescimento da economia capixaba.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

O número é fruto da melhoria de alguns indicadores de nível estadual e nacional. Vale lembrar que a inflação e o desemprego caíram e o consumo das famílias aumentou.

Os dados fazem parte do Indicador de Atividade Econômica (IAE) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), compilados pelo Observatório da Indústria, divulgados nesta quinta-feira (16/03), em coletiva de imprensa, na sede da entidade, em Vitória.

Na ocasião, também foram divulgados os resultados da produtividade do trabalho e do PIB per capita do ES em 2022.

Em meio a esse contexto, a agropecuária (7,1%) e o setor de serviços (5%) – que também inclui comércio e transportes -, cresceram ao longo 2022. Já a indústria geral, impactada pelas influências do mercado nacional e internacional, retraiu 9,7%.

De acordo com o IAE-Findes, todas as três atividades de serviços pesquisadas para o Estado cresceram ao longo do ano passado. Elas foram influenciadas pela continuidade no processo de retomada do setor, que teve início ainda em 2021. São elas: comércio (1,4%), transporte (2,6%) e demais atividades de serviços (6,5%).

Já na agropecuária, o crescimento de 7,1% foi impulsionado tanto pela agricultura (8,4%), com o aumento da produção das lavouras de café, arroz, milho e laranja, quanto pela pecuária (3,6%), com bons resultados na bovinocultura (leite e abate) e avicultura (ovos e abate). (Folha Vitória)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here