Cooabriel investe na construção de sala de provas de café, que atenderá a padrões internacionais

0
660
Foto: Cooabriel

Projeto abrangerá uma área aproximada de 160 metros quadrados, com valor de investimento em torno de R$230 mil

A Cooabriel tem investido de forma sólida e constante em ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cafés produzidos. Este foi um dos motivos que levaram a cooperativa a iniciar a construção de uma sala de provas de café, que terá um importante papel de apoio a essas ações.

O projeto está localizado na área do armazém sede, em São Gabriel da Palha/ES e abrangerá uma área aproximada de 160 metros quadrados, com valor de investimento em torno de R$230 mil. O ambiente será estruturado com equipamentos modernos e poderá ser usado por até 15 provadores simultaneamente. O novo espaço contará ainda com uma sala de reuniões integrada e a previsão é de que as obras sejam concluídas no fim do primeiro trimestre deste ano (2023).

Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp da Revista Procampo e receba diariamente as principais notícias do agro capixaba, do Brasil e do mundo!

Uma das grandes metas do projeto é obter certificação, através de institutos internacionais de qualidade do café. O gerente corporativo de armazéns da Cooabriel, que também é provador e possui certificação como Q Robusta Grader, José Carlos de Azevedo, destaca a importância desta iniciativa para a cooperativa. “A sala que está sendo construída estará à altura das nossas ações para a valorização do conilon como bebida de qualidade. A certificação será mais um reconhecimento desses nossos esforços e faremos o necessário para alcançá-la”, comenta.

A Cooabriel tem destinado parte de suas ações estratégicas à expansão da exportação e à abertura de novos mercados. Assim, a sala terá importante papel de apoio a essas ações, na medida em que sua estrutura será usada para a prova dos cafés recepcionados. Assim será possível identificar e selecionar cafés de qualidade ou com características especiais, por exemplo, e buscar mercado para os mesmos.

Há previsão também que o espaço seja usado para capacitação, como os cursos de classificação e degustação de café, destinados tanto a cooperados quanto a colaboradores. Além disso, o novo ambiente servirá de apoio para as etapas de prova do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, que premia as melhores amostras de café da safra de cada ano, inscritas pelos cooperados.

O superintendente da cooperativa, Carlos Augusto Pandolfi, comenta sobre a importância do projeto para as estratégias da cooperativa. “Estamos indo por um caminho onde a qualidade se tornou imprescindível. A Cooabriel foi pioneira ao lançar o concurso, mas é preciso colocar energia e investimentos também em outros aspectos, especialmente se levarmos em consideração o volume de café com o qual trabalhamos. Com essa sala de provas, teremos um local específico e bem-preparado para medir a qualidade dos cafés recepcionados, através de equipamentos e mobiliário adequados e que seguem exigências internacionais”, disse.

Pandolfi aponta ainda que a Cooabriel pretende estabelecer uma relação de parceria com quem está no mercado de café, dispondo a estrutura também para o uso de terceiros “Uma de nossas propostas para este projeto é abrir espaço para que a sala seja usada também por outras cooperativas e degustadores ou para qualquer eventual prova de concurso. Existe boa vontade por parte da nossa cooperativa e estaremos muito abertos a parcerias”, finaliza. (Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here