Primeira quinzena de abril ainda terá pancadas de chuva espalhadas pelo Brasil e temperaturas acima da média

0
359
Foto: Divulgação

Climatempo destaca também retorno gradual das frentes pelo Sul do Brasil

As chuvas começam voltar aos poucos para o Sul do Brasil, mas de acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, apesar da irregularidade na distribuição da chuva, a tendência é que os volumes fiquem próximo da média histórica em grande parte da área.

Segundo a consultoria, são esperadas chuvas acima da média no sul do Rio Grande do Sul e no norte e leste do Paraná nas próximas semanas. “Os volumes mais altos no RS são devido ao direcionamento de ar quente e úmido vindo do interior do continente, além da formação e passagem de frentes frias sobre a região”, afirma a publicação.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

Com relação as temperaturas, a Climatempo indica máximas mais elevadas que a média histórica, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde o fluxo de ar quente deverá ser mais intenso e frequente. Santa Catarina e Paraná devem ter temperatura pouco acima da média neste mês.

“Ao longo do mês, principalmente na segunda quinzena, a entrada de massas de ar frio de origem polar provocarão quedas acentuadas de temperatura, com possibilidade de geadas localizadas nas áreas mais altas da região e na Campanha Gaúcha”, complementa.

Na região Sudeste do Brasil, a tendência é que as condições fiquem dentro do esperado, com os volumes diminuindo gradualmente em todos os estados. A consultoria destaca a previsão de pancadas de chuva no Espírito Santo e norte de Minas Gerais e São Paulo nesta primeira quinzena do mês.

Com relação ao volume esperado, é esperada precipitação pouco acima da média em todos os estados. Os modelos também mostram a previsão de temperatura ligeiramente acima da média em toda área, com destaque para o oeste paulista, região que ainda pode sentir calor intenso nos primeiros quinze dias do mês.

As chuvas também começam a diminuir sobre todo o Centro-Oeste do país. Para os próximos dias, devido as altas temperaturas e alta umidade, ainda podem ocorrer pancadas de chuva no Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás.

A partir da segunda quinzena do mês, os modelos mostram dias com tempo firme e muito sol. As pancadas de chuva ainda podem ocorrer no norte do Mato Grosso e no extremo norte de Goiás.  A tendência é de temperatura acima da média em quase todo o Centro-Oeste, com exceção do leste do Mato Grosso do Sul e no extremo sul do Mato Grosso.

Para o Nordeste, as previsões continuam sendo de chuva acima da média no mês de abril. “Os maiores desvios positivos devem ser observados na metade norte da Região, entre o Piauí e o Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco, além de toda a faixa litorânea entre Alagoas e o Recôncavo Baiano”, afirma.

Para o Norte do Brasil, a consultoria destaca que apesar volumosas, as chuvas ficam abaixo da média por toda a faixa oeste e norte da região. Nas outras regiões, os acumulados ficam dentro do normal para o período.

Já as temperaturas ficam acima da média do esperado em boa parte da área, com exceção do Acre, oeste de Rondônia e centro-sul do Tocantins, que devem registrar temperaturas dentro da normalidade.

(Notícias Agrícolas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here