Inmet confirma forte massa de ar derrubando as temperaturas do Sul ao Norte do Brasil

0
725
Foto: Divulgação

Risco de geadas no Sul do Brasil na próxima semana está sendo monitorado pelo Instituto

A entrada de uma nova massa de ar frio continuar no radar dos produtores do Brasil. O frio tardio é uma das características do La Niña e deve derrubar as temperaturas em boa parte das regiões produtoras. O mês de novembro vai começar com frio intenso e atípico em quatro regiões do Brasil, especialmente no Sul. A queda brusca das temperaturas ocorrerá devido à passagem de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar.

Já na segunda-feira (31) pela manhã, o frio vai atingir o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e, até o fim do dia, vai avançar por todo o território catarinense. Também serão afetados o Paraná, o centro-sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. A previsão indica, no início da próxima semana, queda em torno de 15°C na Região Sul. As informações atualizadas foram divulgadas pelo Inmet.

Entre a noite de segunda-feira (31) e a madrugada de terça (1), também há uma pequena possibilidade de neve entre o Planalto Sul Catarinense e a região dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul.  A massa de ar frio continuará se deslocando para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país entre segunda e terça-feira. O sul dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Amazonas também vão registrar baixas temperaturas, assim como todo o Rio de Janeiro.

A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul.

Inmet

Chuvas

Confirmando as previsões anteriores, uma nova frente fria começa a avançar e deixa o Sul do Brasil em alerta para chuva intensa, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que publicou alertas amarelo e laranja válido para está quarta-feira (26).

A publicação oficial na página do Inmet destaca boa parte do Rio Grande do Sul com alerta laranja para tempestade, válido até a próxima madrugada. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma.

Ainda no Rio Grande do Sul, áreas do centro e norte do estado têm alerta amarelo com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Para esta quarta-feira (26), a Climatempo destaca que chove em quase todo o Nordeste. “O tempo fica seco apenas no centro, norte e leste do Ceará, no interior do Rio Grande do Norte e no sertão da Paraíba. Alerta para muita chuva na Bahia, em Sergipe, no interior do Maranhão, do Piauí e no sertão de Pernambuco. Salvador e Aracaju têm muita chuva no decorrer do dia”, acrescenta a previsão da Climatempo.

Para o Sudeste, a consultoria destaca o aumento das temperaturas em São Paulo, Zona da Mata Mineira e sul de Minas Gerais. “O Vale do Rio Doce, o Vale do Jequitinhonha e o Espírito Santo  ainda têm chuva frequente. Sol e pancadas de chuva a partir da tarde no centro, norte e oeste de Minas Gerais”, complementa.

O modelo Cosmo do Inmet prevê que a chuva vai avançar para as demais áreas do país nos próximos dias. Na região sul do Mato Grosso do Sul, são previstos acumulados de até 40mm na próxima sexta. A tendência é que a chuva leve mais umidade para o interior do Brasil.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Inmet

(Noticias Agrícolas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here