Conheça os 10 classificados do XVIII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel

0
179
Foto: Cooabriel

De acordo com o gerente de armazém e degustador da Cooabriel nesta edição os resultados estão surpreendendo

Nesta segunda-feira (27), conforme previsto no regulamento, a Cooabriel divulga os 10 cooperados finalistas do XVIII Concurso “Conilon de Excelência Cooabriel”.

Foram avaliados 137 lotes de café conilon safra 2021 produzidos pelos cooperados com o total de 149 inscritos.

As provas ocorreram na última semana em São Gabriel da Palha, onde os lotes foram avaliados obedecendo os pré-requisitos contidos no regulamento com análises física e sensorial do grão.

Nesta edição do concurso a premiação será de forma direta (sem categoria específica).

De acordo com o gerente de armazém e degustador da Cooabriel, José Carlos de Azevedo, nesta edição os resultados estão surpreendendo. “Recebemos o dobro de inscrições e a qualidade também aumentou. O concurso evolui a cada ano”, disse.

O especialista em qualidade, que há onze anos acompanha o concurso da Cooabriel, Vanildo Págio, também ressaltou a qualidade das amostras. “Nunca na história do concurso da Cooabriel a pontuação foi tão alta. Isso é resultado do trabalho de diferenciação que a cooperativa tem feito. São cafés com características sensoriais muito além da média e nuances muito agradáveis”, afirmou.

A ordem de classificação dos finalistas, bem como os três primeiros colocados e o nome do campeão serão conhecidos,  no dia 6 de novembro em evento em São Gabriel da Palha. Na ocasião, será feita a negociação dos lotes finalistas por meio de leilão, conduzido com a presença de especialistas. A cerimônia de premiação reunirá cafeicultores e renomadas lideranças da cafeicultura.

Segundo o professor do Instituto Federal do Espírito Santo, Lucas Louzada, que também compõe o time de degustadores, o trabalho desenvolvido em parceria entre a Cooabriel e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Venda Nova do Imigrante para a qualidade do café conilon, contribui com a evolução da pontuação. “Para 2022, iremos ampliar a quantidade de produtores participantes, o que irá permitir um aumento ainda maior desses resultados”, finalizou. (Comunicação Cooabriel)

Confira a relação dos finalistas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here