Cetcaf lança recomendação de colheita em tempos de Coronavírus

0
435
Foto: Divulgação

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café – Cetcaf, entidade sem fins lucrativos, disponibilizou nas redes sociais, nesta terça-feira (17/03), uma cartilha com recomendações para a colheita de café durante a pandemia de Coronavírus.

Para o superintendente do Cetcaf, Frederico Daher, é importante que os produtores colham o café de forma lenta, de preferência em família e usando terreno coberto. “Atrase o máximo a colheita, colhendo o mais maduro possível, com menos de 20% de frutos verdes. Sabemos que até 85% dos produtores produzem menos de 500 sacas por ano, podendo assim colher com a própria família, devagar”, explicou Daher.

Para o superintendente da Cetcaf, se o produtor adotar estas medidas irá levar até 80 dias para concluir a colheita, mas não correrá riscos e obterá um produto de qualidade. “Ele vai conseguir mais café porque o produto rende melhor colhendo maduro. Colhendo 80% de sacas verdes, você perde até 13 para cada 100 em peso”, reforçou.

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café – Cetcaf, entidade não governamental, sem fins lucrativos, tem sido desde sua fundação um importante elo dos diversos setores do agronegócio café, congregando esforços, iniciativas e atividades que têm dado ao setor uma nova dinâmica de solidariedade interinstitucional, com efetivos resultados práticos para todos.

Vejam as recomendações:

– Higienizar as instalações de processamento do café, mantendo tudo limpo;

– Colher o café o mais maduro possível, não permitindo mais de 20% de frutos verdes no início da colheita;

– Caso a colheita não seja seletiva, separar os grãos maduros dos verdes e bóias;

– Levar o café para a secagem, de preferência em terreiro coberto no mesmo dia da colheita. Revolver o café no terreiro de hora em hora;

– No caso de secador, para produzir qualidade e evitar perda de peso, é necessário o uso de secador de fogo indireto;

– Utilizando o secador de fogo direto, usar lenha seca, não permitindo que a temperatura na massa do café conilon exceda 60°C;

– O ideal seria utilizar o lavador-descascador para a produção do cereja descascado;

– Armazenamento com 12% de umidade em local apropriado, de preferência na sua Cooperativa;

A colheita se aproxima e é um momento de máxima atenção e cuidados. (Redação Revista Procampo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here