Exportação mundial de café da espécie arábica totaliza 45,26 milhões de sacas e de robusta 27,52 milhões em sete meses

0
121
Foto: Revista Procampo

Volume físico das exportações globais de café atinge 72,78 milhões de sacas de 60kg no acumulado no período de outubro de 2019 a abril de 2020

As exportações mundiais de cafés, no período de outubro de 2019 a abril de 2020, totalizaram um volume físico equivalente a 72,78 milhões de sacas, o que representa uma queda de 3,8% em relação às vendas ao exterior no mesmo período anterior. Nesse mesmo comparativo de sete meses, as exportações dos cafés da espécie arábica somaram 45,26 milhões de sacas, total que corresponde a uma queda de 7,7%, e as de cafés robusta, que tiveram um incremento de 3,3%, totalizaram 27,52 milhões de sacas de 60kg.

No contexto global das exportações de café, no acumulado dos mesmos sete meses citados anteriormente, verifica-se que as exportações da África, como um todo, somaram 7,66 milhões de sacas, volume que aponta um crescimento de 7%, se comparado com o mesmo período anterior. Especificando esta análise para os países exportadores africanos, verifica-se que a Etiópia vendeu ao exterior 2,04 milhões de sacas, o que representou um acréscimo de 19,2%. Em relação à Uganda, no período comparativo em análise, as exportações aumentaram 19,6%, ao atingir volume físico correspondente a 2,93 milhões de sacas de 60kg. E, por fim, as exportações de café da Costa do Marfim diminuíram 3,8%, ao totalizar 953 mil sacas, no período ora objeto de análise. 

Na sequência desta análise realizada pela Embrapa Café acerca da performance das exportações de café, em nível mundial, que tem como base o Relatório sobre mercado de Café – maio 2020, da Organização Internacional do Café – OIC, vale complementar que as exportações da Ásia & Oceania aumentaram 0,6% e atingiram um volume físico correspondente a 23,62 milhões de sacas de 60kg nos sete primeiros meses em destaque, com base no ano-cafeeiro da OIC, o qual compreende o período de outubro a setembro. Citado Relatório encontra-se disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. 

Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa Café,  do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.

Conheça também o Portfólio de tecnologias do Consórcio pelo link http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637 e também acesse todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura. (Embrapa café)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here