Cetcaf lança cartilha com cálculo para custo de produção de café

0
3572
Foto: Divulgação

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café – Cetcaf, entidade sem fins lucrativos, disponibilizou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (29/04), uma cartilha com dados necessários para o cálculo do custeio da produção do café.

No documento, que pode ser acessado aqui (https://www.cetcaf.com.br/calculo-custo-producao), o produtor vai encontrar como inserir dados de custos diretos (insumos e serviços), assim como indiretos (implantação da lavoura, construções, veículos, estradas); para então chegar ao preço final da saca.

Para o superintendente do Cetcaf, Frederico Daher, são dicas diretas e simples, mas que podem ajudar muito no dia a dia do produtor.

“O Cetcaf há vários anos fez um estudo de custo de produção de café.Verificamos que a tarefa para o cafeicultor era difícil de ser executada.Após várias simulações, concluímos que o deságio dos investimentos poderia ser feito acrescentando-se 30% ao custo direto para a produção, o que dá ao cafeicultor um custo bem próximo da realidade e o orienta quanto às suas possibilidades na comercialização sabendo quanto custa a saca de café”, explicou.

Daher detalha que num simples caderno é possível anotar mês a mês custos diretos no processo produtivo e ao final do ano-safra somar o resultado de cada mês.“Assim, multiplicando por 1,30 (30%), temos o custo real, incluindo benfeitorias e implantação da lavoura”.

Sobre o Cetcaf

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café – Cetcaf, entidade não governamental, sem fins lucrativos, tem sido desde sua fundação um importante elo dos diversos setores do agronegócio café, congregando esforços, iniciativas e atividades que têm dado ao setor uma nova dinâmica de solidariedade interinstitucional, com efetivos resultados práticos para todos. (Redação Revista Procampo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here