Sitema Faes/Senar/Sindicatos Rurais publica nota sobre as chuvas no ES

0
982
Divulgação

CONFIRA NOTA OFICIAL DO SISTEMA:

As fortes chuvas que atingiram os municípios de Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul no último dia 17 trouxeram diversos prejuízos ao setor primário, a maioria ainda incalculáveis, já que muitas propriedades estão inacessíveis.

Embora não tenhamos conhecimento de relevantes problemas no escoamento das produções, já detectamos grandes perdas em lavouras de café, banana e em planteis de suínos, entre outros.

Fato agravante é que os municípios atingidos têm suas economias focadas no agronegócio e o setor enfrenta um período de dificuldades diante das constantes secas e do endividamento rural, o que prejudica a recuperação das atividades.

Diante disso, é premente a necessidade do agronegócio ter acesso à linhas de crédito especiais e o adiamento dos compromissos já firmados junto à instituições financeiras.

O Sistema FAES/SENAR-ES/Sindicatos Rurais em solidariedade às vítimas das chuvas está mobilizado em campanha junto à sociedade para a arrecadação de itens de primeira necessidade destas áreas. Além disso, acompanha in loco os produtores rurais atingidos pelas chuvas e está à disposição na assistência e interlocução junto a Governos e parceiros.

Para contribuir com a restruturação das propriedades rurais, em um segundo momento, a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES) disponibilizarão assistência técnica gratuita aos produtores atingidos, por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Solidarizamo-nos com os produtores rurais, população e comerciantes locais e estamos empenhados, assim como toda sociedade capixaba, em restabelecer a renda e a vida cotidiana dos municípios atingidos. (Faes/Senar/Sindicatos Rurais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here