Cafés produzidos no Espírito Santo em destaque na SIC 2019

0
232
Foto: Divulgação

A Semana Internacional do Café (SIC) se aproxima: será realizada entre os dias 20 e 22 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. E o Espírito Santo, mais uma vez, vai apresentar a qualidade e a produtividade da cafeicultura capixaba. Todas as características da cafeicultura capixaba, do campo à xícara, serão apresentadas no evento. O Espírito Santo vai levar ao evento cafés de três Indicações Geográficas (IG): Conilon Capixaba, Cafés das Montanhas e Caparaó.

Um estande com 160 metros quadrados será montado na SIC 2019. O local contará com três cafeterias, uma para cada origem de café. Desta forma, os participantes poderão saborear a bebida, apreciar os sabores e conferir a qualidade da produção cem por cento capixaba. Haverá, ainda, espaço para degustação, com orientações técnicas a respeito das características sensoriais de cada café (cupping).

Durante o evento, serão apresentadas a qualidade e a produtividade da cafeicultura do Estado

Mais de 300 cafeicultores capixabas devem participar da SIC 2019. Na ocasião, eles poderão comercializar seus produtos com compradores do mundo inteiro, num espaço reservado exclusivamente para as negociações.

Diversas instituições se uniram para compor a comitiva capixaba presente no evento: Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Sebrae, Sistema OCB/ES, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes).

Coffee of the Year

Outro ponto de destaque da participação capixaba no evento é o Coffee of the Year (COY). Em 2018, entre as 400 amostras nas categorias Coffea arabica ou Coffea canephora (conilon/robusta) levadas por agricultores de várias regiões do Brasil, os 1°, 2º, 3º e 5º lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica foram do Espírito Santo. Os capixabas conquistaram o primeiro lugar nas duas categorias: Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, na Região do Caparaó, ganhou na categoria café arábica; e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui, ganhou na categoria café conilon. Este ano, novamente, os cafeicultores capixabas já selecionaram seus melhores cafés para concorrer à premiação.

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de mercado e consumo, conhecimento e inovação e negócios e empreendedorismo. (Comunicação Incaper)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here