Incaper lança livro Conilon Coffee no formato ePub

0
1360
Divulgação

O livro é um acervo de conhecimentos científicos, tecnologias e experiências oriundos de mais de 30 anos de pesquisas científicas

Na próxima terça-feira (21), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançará a primeira obra científica mais completa sobre cafés. Com mais de mil páginas, envolvendo mais de 50 tecnologias, terá formato ePub e em inglês. O trabalho será lançando no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O livro é um acervo de conhecimentos científicos, tecnologias e experiências oriundos de mais de 30 anos de pesquisas científicas desenvolvidas, sobretudo, no Espírito Santo e no Brasil. A publicação, com 30 capítulos, é constituída por 974 páginas, apresenta quatro mil trabalhos científicos e mais de mil literaturas citadas. Tudo isso, com a participação de mais de 70 instituições.

Desde a década de 1980, o Espírito Santo é referência brasileira e internacional em cafeicultura de conilon, completando uma história com mais de 30 anos de resultados exitosos para o campo, cujo os pilares são sustentados pela pesquisa e pela assistência técnica e extensão rural no Estado.

A cafeicultura é a atividade social e econômica mais importante para o Espírito Santo, que é o segundo produtor nacional de cafés e o primeiro de conilon. Com mais de 70% da safra brasileira, o conilon capixaba emprega 220 mil capixabas de 78 mil famílias localizadas em 40 mil propriedades de 64 municípios do Estado.

Vale lembrar que o formato chamado “Eletronic Publication”, o ePub, ao longo dos anos se tornou o padrão de livros e textos digitais especialmente para dispositivos móveis devido à sua característica de adequação a qualquer tipo de tela, o que facilitou de forma considerável a vida dos leitores de todo o mundo.

Em 2007 foi lançada a primeira edição deste livro. Em seguida, em 2017, a edição presente foi atualizada e ampliada. Este ano, o seu formato em ePub e em linguagem universal, possibilitará o público a conectar-se, de forma simples, imediata e contemporânea, todas as tecnologias, alcançando o mundo inteiro, incluindo mais de 60 países só no setor de produção.

“Nesse sentido, as tecnologias desenvolvidas e ou adaptadas neste livro descritas, contribuíram para o ES alcançar quase 10 milhões de sacas de café conilon e ser reconhecido no Brasil e no mundo como uma das cafeiculturas mais competitivas e sustentáveis do planeta”, lembrou o pesquisador voluntário do Incaper, Romário Gava Ferrão.

Conilon Coffee

O livro Café Conilon foi redigido por 74 renomados profissionais de 70 instituições parceiras, com reconhecida experiência, condizentes com os diferentes conteúdos. Procurou-se na redação uma combinação harmônica de teoria e prática, prezando pelo rigor científico.

Os 30 capítulos abordam temas nas diferentes áreas do conhecimento. De informações gerais de Coffea canephora, passando por origem, história, dispersão e evolução da espécie; melhoramento genético; biotecnologia; tecnologias de manejo e cultivo sustentável; irrigação; pragas e doenças; sustentabilidade; certificação; colheita; mecanização; qualidade; transferência de tecnologia, até os aspectos gerenciais, econômicos e de mercado, no âmbito estadual, nacional e internacional. (Incaper)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here