Entre a madrugada e primeiras horas da manhã da quarta-feira (08), os acumulados já se aproximavam de 100mm em municípios produtores de café
Chuvas volumosas atingiram áreas de produção de café conilon no Espírito Santo e no sul da Bahia. Segundo o portal Notícias Agrícolas, o setor produtivo ainda faz levantamento dos danos nas áreas de produção.
Dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre a madrugada e primeiras horas de ontem, quarta-feira (08), os acumulados já se aproximavam de 100mm em municípios produtores de café.
“O problema é mais grave nas áreas mais baixas. As lavouras estão inundadas e ainda estamos levantando as possíveis perdas. Com certeza teremos perda de planta, incidência de doença, perda de tratos culturais e com certeza afetará a produtividade nessas áreas”, afirma João Bayer, presidente da Associação Agricultura Forte do Espírito Santo.
Na Bahia, os produtores também aguardam para saber os danos do excesso de chuva. “Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”, afirma o comunicado do Inmet.
De acordo com Vinicius Silva, da Conilon Bahia Corretora de Café, muitas estradas estão bloqueadas desde as primeiras horas do dia, impedindo o fluxo de veículos entre os municípios produtores de café. “Do parque cafeeiro ainda não temos informações de danos, mas em relação a muita chuva, ponte caindo e barreiras, isso está acontecendo bastante”, complementa.
As fotos foram enviadas ao Notícias Agrícolas pelo produtor Antônio Sérgio, do Espírito Santo. (Café Point)