Novembro é o segundo mês mais chuvoso do ano no Espírito Santo, só perde para dezembro. Mas, a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê que o mês de novembro seja menos chuvoso que o normal e ainda mais quente que a média.
“Há 70% de chance de que a chuva seja abaixo do normal em novembro no Estado, e 20% de probabilidade de chuva dentro do normal. A probabilidade de chuva acima do normal não ultrapassou os 10% de probabilidade na metodologia utilizada”, disse Pedro Henrique Pantoja, que atualmente responde pela Coordenação de Meteorologia do Incaper. O prognóstico foi feito numa reunião realizada dia 29 de outubro, quando meteorologistas de todo o país discutiram a previsão climática de novembro.
As temperaturas médias devem ficar acima do normal em todo o Estado durante o mês de novembro. A probabilidade da temperatura ficar dentro do normal é de 25%. “Vale lembrar que eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência”, acrescentou Pedro. (Fonte: Assessoria Comunicação Incaper)