Confirmado primeiro foco de influenza aviária em ave de subsistência no Espírito Santo

0
348
Foto: Divulgação

Ocorrência do foco em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) informa que foi confirmado o primeiro foco positivo para influenza aviária (H5N1) em aves de subsistência (domésticas) no Espírito Santo. A doença foi confirmada em um pato e um ganso de propriedade localizada no município da Serra – ES.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) está adotando as medidas de controle e erradicação do vírus no foco, além de reforçar as ações de vigilância clínica nas áreas do entorno, em um raio de até 10km. A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas poderão ser adotadas.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

É importante ressaltar que a ocorrência do foco em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros.

Todas as suspeitas de influenza aviária em aves domésticas ou silvestres, incluindo a identificação de aves com sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita, devem ser notificadas imediatamente pelo e-Sisbravet, disponível no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br). O contato direto, sem proteção adequada, com aves doentes ou mortas deve ser evitado pela população. (Seag)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here