Curso de Agronomia da Faesa realiza Dia de Campo sobre manejo sustentável da pimenta-do-reino

0
552
Foto: Divulgação

Atividade será realizada em Sooretama, no dia 17 de junho, e as inscrições são gratuitas

O cultivo da pimenta é uma das grandes forças da agricultura capixaba e os produtores envolvidos na atividade terão a oportunidade de participar gratuitamente do projeto Dia de Campo AgroFAESA, um dia de formação com oficinas e palestras sobre Manejo Sustentável da Pimenta-do-reino, que acontece em 17 de junho, das 8h às 12h, no Sítio Santo André, em Córrego Alegre, Sooretama. A ação é uma iniciativa do curso de Agronomia da Faesa, em Linhares, juntamente com o Centro de Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) e apoio de empresas parceiras da região.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

Ao todo, serão 150 vagas disponíveis para a capacitação, com inscrições gratuitas e que já podem ser realizadas no site da Faesa, pelo endereço: http://faesa.news/HgOf. A programação será dividida em quatro estações, em que serão tratados os temas: Tecnologias em agricultura de precisão, com o professor do curso de Agronomia da Faesa, André Luiz Pinheiro; Poda e condução da pimenta-do-reino, comandada pelo engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, João Henrique Trevizani; Nutrição da pimenta-do-reino, com o agrônomo Franco Cosme; e Uso de fertilizante organomineral na pimenta-do-reino, com o Eng. Agrônomo Rafael Santana.

O Dia de Campo Agro Faesa está em sua segunda edição e tem como objetivo apresentar novos produtos, técnicas e tecnologias envolvidas no manejo da cultura da pimenta-do-reino, café, cacau, mamão, entre outras, auxiliando os agricultores e produtores rurais no incremento da produtividade e rentabilidade das lavouras. O primeiro Dia de Campo aconteceu em abril, sobre o manejo sustentável do café conilon, em Jaguaré, e reuniu quase 150 produtores. As atividades acontecem a cada dois meses, com temas que se alinham ao perfil de produção da localidade onde será realizada, como é o caso deste encontro sobre pimenta-do-reino, em Sooretama.

Renan Queiroz, coordenador do curso de Agronomia da Faesa, explica que a ideia do projeto AgroFAESA é basicamente ofertar dias de campo para os produtores da região em pelo menos cinco localidades distintas. “São temas importantes da cadeia produtiva, principalmente aqui no Norte do Espírito Santo. Os temas serão direcionados de acordo com o perfil de cada município, e visam ajudar esses profissionais a nivelar o conhecimento baseado em novidades, na questão da sustentabilidade, entre outros pontos”, disse o coordenador.

Metodologia

O evento será composto por quatro estações, em que cada uma abordará uma especificidade do cultivo da pimenta-do-reino com um profissional especializado para falar sobre o tema, além do apoio dos alunos do curso de Agronomia da Faesa.

Os participantes farão rodízio em cada uma dessas estações, de forma sequencial. Ao final, todos terão passado por todas as estações, culminando no aperfeiçoamento das ações naquele município.

Serviço

Dia de Campo AgroFAESA
Tema: Manejo Sustentável da Pimenta-do-reino
Data: 17/06
Horário: das 8h às 12h
Local: Sítio Santo André, Córrego Alegre, Sooretama
Proprietário: Bruno Marin

Inscrições: site da Faesa, pelo endereço: http://faesa.news/HgOf.

Estação 1:
Prof. da Faesa, André Luiz Pinheiro
Eng. Agrônomo, MSc. Ciências Florestais
Coordenador de agricultura de precisão PME New Holland
Tema: Tecnologias em agricultura de precisão.

Estação 2:
João Henrique Trevizani
Engenheiro Agrônomo
Extensionista do Incaper
Tema: Poda e condução da pimenta-do-reino

Estação 3: 
Franco Cosme
Eng. Agrônomo, Consultor
Tema: Nutrição da pimenta-do-reino

Estação 4:
Rafael Santana
Eng. Agrônomo, Defesa Agrícola
Tema: Uso de fertilizante organomineral na pimenta-do-reino (Assessoria Comunicação Faesa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here