Alerta vermelho: ES recebe aviso de “grande perigo” por causa da chuva

0
951
Divulgação

Alertas são válidos até hoje, terça-feira (29), mas podem ser renovados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, três alertas de chuva para o Espírito Santo, sendo um classificado como “grande perigo”, indicado na cor vermelha, por conta do acumulado de chuva.

As cidades capixabas ainda têm outros dois alertas de perigo, indicados na cor laranja, devido às chuvas intensas e aos ventos costeiros. Os alertas são válidos até a manhã de terça-feira (29), mas podem ser renovados.

Seis municípios capixabas foram classificados com o alerta vermelho e correm risco de chuvas acima de 100 mm/dia, além do perigo de alagamentos, deslizamentos e o transbordamento de rios na região.

Já para as cidades em alerta laranja, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). O órgão também alerta para o risco de corte da energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet recomenda que moradores dos municípios em risco permaneçam vigilantes e adotem precauções como desligar aparelhos elétricos, observar alteração nas encostas e permanecer abrigado. Em caso de alagamento, proteja-se os pertences com sacolas plásticas e entre em contato com a Defesa Civil.

Municípios do ES em alerta vermelho

Conceição da Barra
Montanha
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
São Mateus

Municípios do ES em alerta laranja para chuvas intensas

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Aracruz

Municípios em alerta laranja para ventos costeiros

Anchieta
Aracruz
Cariacica
Conceição da Barra
Fundão
Guarapari
Iconha
Itapemirim
Jaguaré
Linhares
Marataízes
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
São Mateus (Folha Vitória)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here