Inverno começa nesta terça: veja a previsão do tempo para o ES na estação mais fria do ano

0
70
Foto: Divulgação

Temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 10-12 ºC na Região Serrana e dos 15-17 ºC nas demais regiões

O inverno começa no início da manhã desta terça-feira (21) em todo o hemisfério sul. No Espírito Santo, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os meses que compreendem o período da estação são os mais secos e frios do ano.

De acordo como o órgão, o principal sistema meteorológico de atuação são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar mais intensas que nas demais épocas do ano.

“Essas massas de ar provocam a diminuição das temperaturas com a sua passagem. Outra característica da estação são as inversões térmicas e a ocorrência de nevoeiros, que costumam se formar entre a noite e o início da manhã, causados pela umidade relativa do ar elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável, praticamente sem vento. Nas tardes menos frias de alguns invernos, a umidade relativa tende a diminuir longe do litoral, algumas vezes atingindo valores críticos (abaixo dos 20%)”, divulgou o Incaper.

A média acumulada de precipitação para a estação fica, em média, abaixo dos 100 mm no Oeste do estado e entre 150 e 200 mm no Leste.

As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 23-25 ºC na Região Serrana e dos 27-28 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 10-12 ºC na Região Serrana e dos 15-17 ºC nas demais regiões.

De um modo geral, segundo o Incaper não há previsto um padrão climático que possa causar alguma anormalidade, mesmo com a influência do fenômeno climático La Niña, que poderia influenciar o padrão das temperaturas no estado nesse período. (G1 ES)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here