Abertura da primeira colheita do polo de uva será nesta sexta-feira (3) em Linhares

0
313
Foto: Divulgação

Uvas que serão colhidas fazem parte do Plano Municipal de Fruticultura, da Prefeitura de Linhares

Na próxima sexta-feira, dia 3, Linhares será oficialmente uma cidade que vai entregar uvas ao mercado consumidor. Os parreirais dos produtores Giovani Rigoni e Osvaldino Neto serão abertos oficialmente para a primeira colheita. As uvas que serão colhidas fazem parte do Plano Municipal de Fruticultura, da Prefeitura de Linhares.

A plantação de uvas está na região de montanhas do Município, na comunidade de São Judas, no distrito de São Rafael. A abertura do parreiral será às 16 horas e vem acompanhada de boas notícias: o anúncio da ampliação do polo com a entrega de 1,9 mil mudas frutíferas das variedades “Izabel Precoce” e “Niágara Rosada”, aos produtores interessados no cultivo.

Também haverá apresentação de danças italianas com a apresentação do Gruppo Folklorístico do Circolo Trentino di Santa Teresa.

A expectativa do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares é de que o Polo Alto São Rafael chegue ao terceiro ano de produção colhendo 18 toneladas de uva, nas mil plantas distribuídas.

“Parabenizo o empenho dos produtores por abraçaram o programa e os técnicos pela dedicação em orientá-los. Essa cultura desde o início tem gerado novas oportunidades e, inclusive, estamos planejando ações técnicas, de colheita, cultural, turística e esportiva para movimentar a comunidade em torno da colheita da uva”, destacou o secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot.

Giovani Rigoni, um dos produtores de uva de São Judas, em Alto São Rafael, já está pensando até em fazer um novo plantio da fruta numa área que é destinada hoje ao café.

“A formação da lavoura saiu melhor que imaginava e eu não tinha experiência alguma com a uva. Fico encantado quando olho para o meu parreiral. Eu já tive pequenos parreirais, mas não tinha noção de plantio e de poda, por exemplo, agora, com o acompanhamento da prefeitura e de parceiros, é outra realidade e minha intenção é plantar mais”, disse o produtor.

Polo de uva será ampliado

Nesta sexta-feira, dia 3, também será anunciada a ampliação do polo no distrito de São Rafael. Serão disponibilizadas pelo Município 1,9 mil mudas frutíferas das variedades “Izabel Precoce” e “Niágara Rosada”.

Cada produtor receberá no máximo a quantidade de mudas para formação de até uma hectare da fruta, conforme descrição do edital.

Polo tem 5 culturas

O Programa Municipal de Fruticultura visa implementar novas cadeias produtivas do setor em Linhares, coordenando as ações estratégicas desde a produção até a comercialização dos frutos, de forma moderna, sustentável e competitiva.

É uma inciativa, também, para incentivar o cultivo dos frutos e promover a diversificação da atividade econômica integrada e sustentável, aumentando a geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida dos produtores rurais de base familiar.

Foram implantados os polos Baixo São Rafael (goiaba – em produção e já no mercado), BR 101 Sul (limão – em produção e já no mercado), Litoral (açaí) e Distrito Farias (cajá manga anão – em produção e já no mercado).

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, disse que o programa visa diversificar a produção agrícola e gerar renda às famílias. “Esse programa visa incentivar às famílias a agregar valor e transformar pequenas porções de terra em áreas produtivas, gerando uma nova renda. A fruticultura é um dos segmentos do agronegócio que vem crescendo bastante e o município de Linhares tem investido para fomentar a agricultura local”, frisou o prefeito. (Prefeitura de Linhares)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here