Conheça os campeões do XVII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel

0
858
Foto: Cooabriel

Neste ano, o concurso contou com 62 amostras de 12 municípios do Espírito Santo e da Bahia

Foram revelados na tarde desta quarta-feira (28) os nomes dos campeões do XVII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel. O evento ocorreu de forma semipresencial em evento em São Gabriel da Palha (ES). Neste ano, o concurso contou com 62 amostras de 12 municípios do Espírito Santo e da Bahia.

O campeão da categoria Café Natural foi o sócio de Nova Venécia, Tiago Herzog Silva, que conquistou também a maior pontuação do concurso, com uma média de 83,8 pontos. “O Segredo é seguir as recomendação para a produção de um café de qualidade: colher o grão maduro, colocar no terreiro no mesmo dia, não deixar tomar chuva e escolher um clone de qualidade.  Chegamos a um café muito bom, mas a conquista da melhor pontuação foi uma surpresa para mim”, disse.

Na categoria cereja descascado, o campeão foi o sócio de Hermelândia Canavieiras, do sul da Bahia, Marcos Aurélio Bastianello. “Esse é o resultado de muito trabalho e determinação. Nossa equipe inteira se dedicou muito e o resultado foi a nossa recompensa. Muito mais que o prêmio, que é a coroação de um trabalho. É uma satisfação enorme chegar a esse desempenho.  O mercado vai valorizar ainda mais o café de qualidade e a cooperativa tem feito um papel muito importante”, afirmou.

O vice-presidente da cooperativa Antônio Joaquim de Souza Neto, que participa do concurso desde o início relembra a evolução desde a primeira edição do concurso. “No início havia falta de preparação. Estamos no caminho certo e o objetivo é atingir 85 pontos acima. O produtor está entusiasmado. O conilon era de baixa qualidade e hoje conquistamos um diferencial com os tratos. O nosso sócio adquiriu experiência e segurança ao longo desses anos. Além disso, nossas equipes dão todo o suporte pois o cuidado na colheita e fundamental”, explicou.

Degustador do concurso há mais de dez anos, Vanildo Págio também reforça a evolução dos resultados. “Ano que vem teremos amostras com qualidade ainda maior. Enquanto profissional da qualidade, sempre soube do potencial do conilon capixaba. No início tínhamos mais defeitos, mas depois houve grande avanço. Todos os finalistas são vencedores, especialmente nesse período de pandemia”, reforçou.

Para um dos coordenadores do concurso, Edimilson Calegari, o avanço na qualidade desta edição também é um diferencial do concurso. Acreditamos que os sócios irão surpreender ainda mais nas próximas edições. A Bahia também tem conquistado cada vez mais representatividade”, destacou.

Novidade para 2021

A XVIII edição do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel já conta com novidades para 2021.  A cooperativa garante a compra por R$1.000,00 (hum mil reais ) a cada saca que superar a marca de 85 pontos, respeitando o lote mínimo do regulamento.  “Será feito um regulamento que trará todos os detalhes. O nosso objetivo é reforçar o incentivo à produção de cafés de qualidade. Acreditamos que temos esse potencial. O conilon não é um café neutro. O resultado do concurso comprova que o robusta tem altas doses de doçura”, finalizou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello. (Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here