Campeões do XVII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel serão revelados neste mês

0
73
Foto: Divulgação

Foram inscritas 62 amostras e recebidas inscrições de cafés provenientes de 12 municípios do ES e BA

O XVII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel irá premiar os dez melhores cafés da variedade conilon produzidos na área de ação da Cooperativa – safra 2020. O evento de premiação será realizado no dia 28 de outubro de forma on line e irá reunir presencialmente os classificados para a final.

Neste ano, a disputa atraiu participantes de regiões do Espírito Santo e da Bahia. Foram inscritas 62 amostras e recebidas inscrições de cafés provenientes de 12 municípios nos dois estados.

“Mesmo em condições adversas, como a pandemia, o produtor melhorou a qualidade do café na edição deste ano. Isso se deu em razão dos cuidados na lavoura e do clima favorável, já que houve períodos de chuva e seca nos momentos certos”, disse o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

Degustador do concurso há mais de dez anos, Vanildo Págio é um dos responsáveis pela avaliação sensorial das amostras. “A qualidade está melhor que em anos anteriores, com bebidas mais limpas e mais cuidados por parte do produtor”, afirmou.

De acordo com um dos coordenadores do concurso, Edimilson Calegari, o objetivo da Cooabriel é valorizar os produtores que investiram na qualidade do café. “As amostras acima de 80 pontos já possuem diferencial de preço. O ano foi bom para qualidade e o cuidado na secagem é recompensado. A procura por cafés especiais têm aumentado no mercado externo e interno”, finalizou.

A edição de 2020 do Concurso é realizado em parceria com o Sistema OCB/SESCOOP-ES.

A transmissão será feita pelo Facebook e o Youtube da Cooabriel no dia 28 de outubro, às 13h30.

Concurso

O concurso, criado pela Cooabriel desde o ano de 2003, é uma ação que objetiva incentivar os produtores à produção de cafés de excelentes qualidade, por meio de melhoria das práticas de produção do café conilon, especialmente, nos processos de colheita, secagem e processamento do grão.

O Concurso Conilon de Excelência foi o primeiro realizado em café conilon para análise sensorial da variedade que se tem registro. (Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here