Controle do mosaico e da meleira do mamão continua em Linhares e região

0
286
Foto: Idaf

Órgão intensificou o trabalho de fiscalização por conta do período de temperaturas mais baixas

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nessas segunda (15) e terça-feira (16), mais um trabalho de controle do mosaico e da meleira do mamoeiro, em Linhares, Sooretama e Aracruz. O órgão intensificou o trabalho de fiscalização, desde o início de agosto, por conta do período de temperaturas mais baixas, que potencializam a disseminação do vírus que atinge as lavouras.

Segundo o gerente local do Idaf em Linhares, Rafael Braga, as vistorias foram realizadas em cerca de 26 propriedades, totalizando aproximadamente 112 hectares. “Por meio de inspeção visual, os técnicos verificam a presença de sintomas característicos das viroses, como deformação das folhas, com manchas mais claras, estrias nos talos ou manchas nos frutos, no caso do mosaico. Já na meleira, o sintoma mais característico é a presença de látex nos frutos. Se constatada alguma das doenças, os responsáveis são orientados a erradicar a planta doente, prática conhecida como roguing, uma vez que o vírus só se propaga em organismos vivos”, informou o engenheiro-agrônomo.

O diretor-técnico do Idaf, Fabiano Grazziotti, destacou que a fiscalização é realizada de modo contínuo pelas equipes técnicas, porém, nesta época do ano, é preciso promover um esforço concentrado em toda a região produtora de mamão. “Não há como impedir que esses vírus cheguem às lavouras, mas o controle por meio do roguing garante a produção. É fundamental que os produtores mantenham a rotina de controle, de modo a minimizar os prejuízos”, pontuou.

Para o diretor-presidente do órgão, Mário Louzada, é preciso que todos os setores envolvidos estejam comprometidos com a segurança dos pomares. “É um trabalho conjunto e o Idaf está à disposição para orientar no que for preciso, de maneira que não haja impactos negativos, inclusive nas exportações”, afirmou. (Comunicação Idaf)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here