Cooabriel profissionaliza mais de mil produtores de café em 2019

0
832
Foto: Divulgação

A eficiência na condução da atividade café junto ao conhecimento técnico é um excelente aliado para aumentar a produtividade nas lavouras e ampliar a rentabilidade dos produtores.

Pensando nisso, a Cooabriel investe na profissionalização dos produtores para conduzir propriedades rurais com gestão organizada dos recursos financeiros, administrativos, materiais e técnicos. Mais de mil sócios foram capacitados em 2019.

Um dos programas implantados pela cooperativa há mais de uma década é o Conilon Eficiente, que tem como meta levar a educação ao produtor rural, ensinando novas práticas tecnológicas aliadas a métodos de gestão, onde o mesmo possa praticar e acompanhar os resultados do seu negócio.

“Nas propriedades agrícolas cafeeiras do Espírito Santo é pouco discutido o gerenciamento e a gestão de custos. Esse gerenciamento e gestão é o que fornece ao produtor rural uma linha a ser seguida e adotada, e possibilita que ele combine os recursos utilizados em sua produção, visando melhores resultados como a maximização do rendimento das lavouras cafeeiras e consequentemente os lucros e a redução dos custos com insumos”, afirmou um dos técnicos do Projeto Conilon Eficiente, o Engenheiro Agrônomo Roberto Passom Casagrande.

O Projeto Conilon Eficiente Cooabriel atendeu 78 produtores e 85 propriedades no período compreendido de março a agosto de 2019. Essas propriedades visitadas estão localizadas nos municípios de Águia Branca, Boa Esperança, Ecoporanga, Nova Venécia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Vila Pavão e Vila Valério.

O produtor rural de São Gabriel da Palha, Jair José Cuquetto, participa há mais de dez anos do Programa. “Recebemos tudo o que há de melhor em inovação e conhecimento. Sozinho seria muito mais difícil, mas recebo as visitas do técnico todos os meses”, afirmou.

Outro programa, a Consultoria Técnica, assiste o produtor principalmente, nos aspéctos tecnológicos. Com calendário programado os produtores recebem orientação sobre as melhores práticas de condução para o aumento da produção da lavoura. A cooperativa ainda disponibiliza o atendimento convencional por meio dos departamentos técnicos disponíveis em todas as lojas.

Dentre ações de suporte que apoiam os programas de assistência e capacitação técnica e gerencial, podemos citar os Dias de Campo, Laboratório de Análise, Programa de produção de muda e de financiamentos dos insumos (adubos, defensivos, mudas, máquinas e equipamentos e empréstimos de custeio de safra) pelo sistema equivalência café. O volume de financiamentos em sacas de café que a Cooabriel disponibilizou para este programa (base 2018) foi de 119.069 sacas.

“É facilmente percebido nos encontros com os sócios promovidos pela cooperativa, que o nível das discussões e dúvidas estão ganhando complexidade, muito em função do ganho de conhecimento do produtor. Outro indicador importante facilmente notado é a participação dos sócios nos Dias de Campo e palestras. A Cooabriel promoveu mais de 50 encontros em 2019, todos com participação acima do esperado. Demonstra um pouco do crescente interesse do produtor por adquirir mais conhecimento sobre as práticas da sua lavoura”, ressaltou o Gerente Corporativo Comercial e Técnico da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.

O presidente da Cooabriel Luiz Carlos Bastianello reforça que quem se profissionaliza está na frente. “Com a rotina do dia a dia, há o risco de o produtor deixar a questão técnica em segundo plano e não podemos permitir que isso aconteça. Por isso, em 2020 o nosso foco é fortalecer a capacitação de nossos sócios”, finalizou. (Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here