Cooabriel participa da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte

0
64
Foto: Divulgação

De hoje (20) até sexta-feira (22), representantes da Cooabriel estarão no principal evento nacional e um dos maiores do mundo do setor, a Semana Internacional do Café 2019 (SIC), que acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A semana conta com extensa programação de conteúdo, maior feira do setor e um concurso de café, o concurso Coffee of The Year (COY), que elege os melhores cafés arábica e conilon (canéfora) do Brasil.

Uma comitiva de 40 pessoas irá representar a Cooabriel, que terá um espaço no evento junto com outras cooperativas de café. A cooperativa irá integrar a missão técnica dos produtores capixabas conduzida pelo Sebrae/ES e pela OCB/ES.

Estarão presentes no evento os primeiros colocados do XVI Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, etapa 2019 e mais seis dentre os 15 vencedores.

Durante a SIC, haverá uma ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo.

“Essa é uma excelente oportunidade para que os participantes adquiram conhecimento e troquem experiências com pessoas de diferentes lugares. O evento é uma referência e nos ensinará muito sobre a qualidade do café”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

A Semana Internacional de Café tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Por três dias, produtores, torrefadores, classificadores, baristas, especialistas e consumidores conhecerão as novidades do mercado.

“Há três anos, a Cooabriel tem uma participação mais efetiva na SIC. É um momento muito importante pois trata-se do maior evento da cadeia produtiva do país. Trata-se de uma excelente oportunidade para estimular a produção de cafés de qualidade”, disse o gerente Corporativo Administrativo Financeiro da Cooabriel, Samuel Lopes Fontes.

Núcleo Feminino

Integrando a comitiva da Cooabriel estará um grupo de 20 mulheres do Núcleo Feminino. Elas irão participar da programação da Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil (IWCA Brasil) – rede formada por mulheres envolvidas em toda a cadeia produtiva do café – que vai debater os principais passos para a maior mobilização das mulheres na agroindústria cafeeira.

Com o intuito de ampliar o debate nesta edição, haverá a participação de mulheres da América Latina e do Caribe. Estão confirmadas representantes de 12 países.

“Um evento que reúne tantas culturas irá agregar muito à experiência do nosso núcleo. Vamos aprender muito e entender o papel que as mulheres tem desenvolvido na cadeia do café em várias partes do mundo”, finalizou a coordenadora do Núcleo Feminino, Nadya Bronelle.

Cooabriel tem amostras no Coffee of The Year

Foi divulgada na última segunda-feira, dia 11 de novembro, a lista dos classificados para a prova de cupping na Semana Internacional do Café.   Através da Cooabriel produtores classificados no XVI Concurso Conilon de Excelência enviaram amostras, e entre as qualificadas para a prova de cupping está a do produtor de São Gabriel, e primeiro lugar da categoria Cereja Descascado, o sócio Rodrigo Márcio Rigo. Ele concorre ao melhor café no Coffee of The Year junto a 30 amostras do Coffea canephora com amostras do Espírito Santo, Rondônia e Bahia. (Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here