AVES apoia ação sustentável em Santa Maria de Jetibá

0
25
Foto: Comunicação ASES

A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) marcou presença no Projeto Cidadania em Ação, executado em Santa Maria de Jetibá, entre os dias 19 e 21 de setembro. Juntamente com outros 11 produtores e empresas do setor de produtivo de ovos do município, a entidade apoiou a administração municipal na promoção da ação “Seu reciclável vale ovo”, realizada no dia 21 de setembro.

Já desenvolvida em 2017, a iniciativa, que aconteceu nas dependências da Escola Graça Aranha, possibilitou ao público a troca de materiais recicláveis por ovos. Todo o material arrecadado na ação foi destinado à Associação de Catadores Recicláveis de Santa Maria de Jetibá (ASCA SAMAJET), com destaque para garrafas pets recolhidas, que contribuirão com o trabalho da Casa Bom Samaritano, entidade sem fins lucrativos que atende usuários de álcool e dependentes químicos da cidade.

No total, foram arrecadados cerca de 580 quilos de materiais recicláveis, que foram trocados por dúzias de ovos. Cada pessoa recebeu uma quantidade de dúzias conforme a tabela de equivalência utilizada pela associação de catadores recicláveis do município, levando em conta a pesagem e os valores para cada material reciclável.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Santa Maria de Jetibá, Rosi Angela Krause, o projeto teve como ideia a interação de vários setores da sociedade, desde os empreendedores do município, a associação de catadores de recicláveis até a população em geral. “Nosso município é o maior produtor de ovos do país, e como temos o apoio da AVES e do setor avícola, nós resolvemos conscientizar a população elaborado esse projeto. Para o meio ambiente é importante porque uma das questões que essa iniciativa buscou trabalhar foi a relação entre a produção de resíduos e o descarte destes materiais, além de promover uma verdadeira troca sustentável”, disse a secretária.

Já a secretária da pasta de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social, Nelcelina Espíndula, enfatizou a união de várias entidades para promover a ação. “Esse projeto engloba serviços de vários setores, desde as áreas de saúde e beleza até essa inclusão da troca sustentável, porque nós entendemos que precisamos contribuir para o meio ambiente e por isso nós pensamos em desenvolver esse projeto. Essa é uma ação grandiosa que envolve vários colaboradores e nós agradecemos o apoio da AVES e principalmente os avicultores do nosso município que abraçaram essa causa”, frisou Nelcelina.

O diretor-executivo da AVES, Nélio Hand, ressaltou a apoio da entidade nesse tipo de ação e destacou que essa iniciativa já faz parte das comemorações da Semana do Ovo, promovida pelo Instituto Ovos Brasil, tendo iniciado na última segunda-feira (07) e prosseguindo até a próxima sexta-feira (11) em todo o país. “Esta é uma iniciativa muito importante da municipalidade e de suas secretarias envolvidas, trabalhando a conscientização da população e proporcionando um trabalho social relevante. Esse á o papel de setores responsáveis como o nosso”, destacou.

Apoiaram a campanha “Seu reciclável vale ovo”, as seguintes empresas do setor avícola do município: Ovos Santa Maria; Kerovos Alimentos; Ovos Pommer; Granjas Caramuru; Bergegg’s; BL Alimentos; Nutriovos; Coopeavi; Granja Avícola EP; Granja Krause e Proovo.

Cidadania em ação

Considerado um verdadeiro mutirão realizado em três dias, a 2ª edição do projeto oportunizou aos munícipes de Santa Maria de Jetibá o acesso, de forma gratuita, à emissão de documento civil, orientação jurídica, dia de beleza, atendimento ao produtor rural e empresarial, adoção responsável de animais, aferimento de pressão arterial, exames e testes rápidos, atendimento odontológico e médico, oficinas de artesanato e nutricional, troca sustentável, doação de mudas, entregas à comunidade, casamento, muita música, cultura, palestras e danças, entre outros serviços. (Comunicação AVES)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here