Pesquisas indicam regime hídrico equilibrado para mudas de Cacaueiro no Noroeste do Estado

0
207
Avaliação hídrica nas mudas de cacau dos genótipos PS-1319 e CCN51. Foto: Incaper

A fim de evitar o desperdício de água e a perda de nutrientes nas lavouras, estudos realizados no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Itapina, no município de Colatina, com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), serviram para identificar a quantidade adequada de água para mudas de cacaueiro das Cultivares CCN51 e PS1319 a partir de análises morfológicas das plantas.

Como um dos resultados da pesquisa, recentemente foram lançados dois artigos sob os títulos “Análise Morfológica De Mudas De Cacaueiro Cultivar, Propagadas Sexualmente, Sob Diferentes Lâminas De Irrigação” e “Crescimento E Qualidade Das Mudas De Cacau Do Genótipo PS-1319 Produzidas Sob Diferentes Lâminas De Irrigação”.

Os conteúdos, acessíveis na Biblioteca Rui Tendinha, do Incaper, propõem diferentes tipos de lâminas, ou quantidades de água, para o manejo correto de irrigação, que também interferem no crescimento, desenvolvimento e na qualidade das plantas.

“A disponibilidade hídrica é um fator limitante para a produção de mudas de qualidade e, em muitos casos, a irrigação é realizada de forma empírica. Desta forma, trabalhos que identifiquem a quantidade hídrica ideal que cada fase da cultura necessita são fundamentais, pois evitará a lixiviação de nutrientes no substrato, pela aplicação excessiva de água ou poderá levar redução no processo fotossintético das mudas pela reduzida disponibilidade de água, limitando seu crescimento”, explicou a pesquisadora do Incaper e doutora em produção vegetal, Sheila Cristina Prucoli Posse.

O experimento foi feito com 20 mudas por tratamento, totalizando 120 mudas no campo experimental, submetidas a diferentes regimes hídricos, especificamente com quantidades de água entre 4 e 14 milímetros por dia. Para a produção das mudas, foram utilizadas as sementes de cacaueiro cultivar CCN51 obtidas da Estação Experimental “Filogônio Peixoto”, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), localizada no município de Linhares. (Comunicação Incaper)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here