12º Simpósio Estadual do Café e 9ª Feira de Insumos acontece na próxima semana

0
170
Foto: Divulgação

Simpósio promete reunir 600 pessoas em Vitória para tratar do futuro do café no Espírito Santo. Inscrições para participar do evento podem ser feitas de forma gratuita pelo site do CETCAF

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF) realiza, entre os dias 24 e 26 deste mês, o 12º Simpósio Estadual do Café e 9ª Feira de Insumos, um dos mais tradicionais e importantes eventos sobre café do Espírito Santo.

O simpósio, que será realizado no Centro do Comércio do Café de Vitória, na Enseada do Suá, conta este ano com uma programação diversificada, que pretende discutir temas do mais rico interesse para o setor do café capixaba, comoos obstáculos e desafios do mercado internacional, uso adequado da água para irrigação, sucessão familiar, temas que focam as questões climáticas, entre outros.

As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.cetcaf.com.br. De acordo com o superintendente do CETCAF, Frederico Daher, a expectativa é que mais de 600 pessoas participem do simpósio e discutam, em diversos níveis, o futuro da atividade no Espírito Santo.

“O simpósio tem sido uma marca de toda a cafeicultura de todo o Espírito Santo. Ele reúne os produtores de arábica, de conilon, técnicos da área, o setor de exportação e, juntos, realizamos uma discussão em torno das necessidades e premissas de todos. O Espírito Santo evoluiu muito na produção de café, mas ainda carece de maior progresso. Estamos agora trilhando um caminho da produção de cafés especiais e muitos produtores estão se dando bem nessa área. Vamos ter a oportunidade de discutir no simpósio mercado, formas de preparo de café, degustações e todas as outras questões importantes para que nos próximos dois anos o setor avance ainda mais”, frisou Daher.

Programação

A abertura do evento, que promete contar com a presença de todos os setores do café do Espírito Santo – como produção, consumo, industrialização e exportação – será realizada na quarta-feira (24), às 19 horas. Logo depois, os participantes participam de uma conferência sobre “Interferência climática na produção de cafés”, com o climatologista Luiz Carlos Molion, considerado a maior autoridade brasileira em matéria de clima.

Na quinta-feira (25), serão realizados três painéis discussão e troca de ideias, que tratarão dos seguintes temas: mercado, desafios e perspectivas; eficiência da irrigação e alternativa de energia para o setor rural e, por fim, inovação tecnológica e comercial para cafés especiais.

Na sexta-feira (26), último dia do simpósio, os participantes se reúnem para tratar de tecnologia e conjuntura. Na ocasião, haverá apresentações de profissionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-ES), do Incaper, além de discussão sobre os desafios e soluções para a gestão e sucessão nas propriedades rurais. Além da CETCAF, o 12º Simpósio Estadual do Café e 9ª Feira de Insumos é realizado pelo Centro do Comércio do Café de Vitória (CCCV), Sebrae e Governo do Estado. (redação Revista Procampo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here