Assistência técnica da Cooabriel atende quase 4 mil produtores rurais em 2018

0
1245
Foto: Divulgação

Para os produtores rurais, contar com a orientação de especialistas faz toda a diferença no cultivo. Nas áreas de atuação da Cooabriel, norte e noroeste do Espírito Santo, sul e extremo sul Bahia, a cooperativa realiza um trabalho de assistência técnica que em 2018 beneficiou quase 4 mil produtores.

A iniciativa ocorre de forma contínua em três maneiras. No modelo convencional, são realizadas visitas aos sócios mediante solicitação. Já os programas de consultorias técnicas as visitas são programadas por cronograma estruturado. Nelas, os produtores são orientados e tem acompanhamento programado em relação ao manejo de adubação, irrigação, tratos culturais, controle de pragas e doenças.

“Com esse trabalho, levamos tecnologia e conhecimento à vida do produtor, que passa a administrar o cultivo de café de forma mais técnica a eficaz. Queremos ampliar os atendimentos em 2019”, disse o coordenador técnico da Cooabriel, Perseu Fernando Perdoná.

Outro projeto é a assessoria técnica e gerencial que ocorre por meio do “Conilon Eficiente Cooabriel”. A cada 30 dias, os produtores assistidos recebem a orientação técnica de Engenheiros Agrônomos em relação a manejos culturais e gestão do custo da produção. A metodologia de condução desse projeto prevê o produtor fazer a gestão da propriedade.

O produtor rural e sócio da Cooabriel, Jaeder Fiorentini, tem uma propriedade em Patrimônio São José, em São Gabriel da Palha-ES. Ele e os seus onze meeiros utilizam a consultoria técnica há cerca de um ano. Através do projeto observam diferencial de produção nas lavouras e é estimado ter maior produtividade por hectare na safra futura.

“Recebemos as visitas todo mês. Com a ajuda da Cooabriel consegui garantir um grão com mais qualidade”, disse. (Fonte: Assessoria Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here