Inauguração: “Casa do Mel” em Viana fortalece a apicultura no município

0
96
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (29), a agricultura familiar vianense e cadeia produtiva do mel irão ganhar mais um reforço: será inaugurada a “Casa do Mel” da Associação Vianense de Apicultores (Aviapes), localizada na Fazenda Experimental Engenheiro Reginaldo Conde, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Jucuruaba, em Viana.

Divulgação

A expectativa é que o momento conte com mais de 200 pessoas, com o objetivo de criar um momento de entrosamento entre os produtores rurais, a fim de buscar o fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Estado do Espírito Santo.

A inauguração da “Casa do Mel” é fruto da parceria entre o Incaper, a Aviapes e a Prefeitura Municipal de Viana (PMV) e com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Real Café.

Com 175m² o espaço será ocupado pela Aviapes, e poderá funcionar no local por 20 anos, para o beneficiamento, desoperculação, centrífugação, envase e Certificação Sanitária do Mel.

A Aviapes, que trabalha com abelhas africanizadas do gênero Apis, é composta por 20 associados distribuídos em oito comunidades do município. Eles produzem, por ano, aproximadamente 20 toneladas de mel.

Após a inauguração a Aviapes iniciará as suas atividades, uma vez que já possui o Selo de Inspeção Municipal para funcionamento. (Fonte: Asscom Incaper)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here