Cooabriel premiou os vencedores do XV Concurso Conilon de Excelência

0
208
Foto: Divulgação

A Cooabriel premiou nesta quarta (24/10) os 20 lotes vencedores do XV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – safra 2018.

Foram premiados 10 lotes da categoria de café conilon natural e 10 lotes da categoria de café conilon cereja descascado, com avaliação de 71 amostras inscritas pelos sócios, provenientes de propriedades de 13 municípios do Estado do Espírito Santo. No total foram 77 sócios inscritos.

A Cerimônia de premiação foi realizada no Centro de Eventos, Palácio Café Conilon, em São Gabriel da Palha-ES e reuniu um público de mais de 200 pessoas formado por diretores e conselheiros da cooperativa, sócios inscritos e seus familiares, outros sócios potenciais produtores de conilon de qualidade, autoridades, empresas patrocinadoras, empresários do café, lideranças, técnicos, membros da equipe e convidados.

O presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, em seu discurso, narrou aspectos históricos dos 15 anos do Concurso Conilon de Excelência, recordou o empenho da Cooabriel junto a vários parceiros para elevar o padrão de qualidade do café conilon no período e agradeceu a todos que se empenharam nesse avanço. “O concurso promoveu um grande avanço da qualidade do café conilon em 15 anos. Agradeço aos sócios, potenciais produtores de conilon, aos parceiros, colaboradores, aos profissionais que se empenharam no processo de melhoria do conilon” – destacou. Falou ainda da importância do concurso e da sua continuidade anunciando que a próxima edição virá com algumas novidades, dentre elas, o lote mínimo para os sócios concorrerem que será de 05 sacas de café padronizadas.

Os Campeões

Os cafés campeões do XV Concurso, foram produzidos nos municípios de Mantenópolis e de Nova Venécia-ES.

Vencedor Categoria Café Natural

O vencedor da categoria Conilon Natural foi o sócio, Sr. Jorcelino Boone Herzog, do sítio Guaraní 2, Córrego Guarani, Nova Venécia. O sócio movimenta na unidade da Cooabriel de Águia Branca-ES.

O sócio agradeceu a todos a conquista do prêmio. Falou que o concurso da Cooabriel é um grande instrumento de incentivo para o produtor fazer qualidade. No ano passado ele participou do concurso e foi o 7º colocado, voltou este ano com uma vontade grande de fazer diferente, principalmente, para aproveitar o bom clima na fase de secagem do lote. A maturação do café, com 90% dos grãos maduros e uniformes, segundo ele, foi o principal fator para alcançar o primeiro lugar no concurso, mas destacou alguns fatores que foram também fundamentais para o café vencedor. “Me esforcei bem antes, escolhi o clone para preparar o lote, me preocupei com a boa condução da lavoura, adubação bem feita e outras orientações do técnico que me acompanha através do Programa Conilon Eficiente. A maturação com a colheita de 90% dos grãos maduros, foi o principal. Colhi e levei para o mesmo dia no terreiro de pedra. E quando eu preparava e via o meu café todo uniforme, madurinho, eu criei uma expectativa de chegar pelo menos no terceiro lugar. Agradeço a Deus por tudo. É uma emoção, mas o grande segredo de tudo é que tenho a minha família no processo. Agradeço muito a minha esposa, Sueli, que é meu braço direito no processo da produção – me ajuda em tudo e a meus filhos, Andressa (12 anos) e Davi (5 anos) que quero sempre passar todos os ensinamentos” – finalizou.

Vencedor Categoria Cereja Descascado

O Vencedor da categoria Conilon Cereja Descascado foi o Sr. Ari Fernandes Saturnino, com café do Sitio Vista Alegre, Cº Alto São José, município de Mantenópolis. É sócio da unidade de Alto Rio Novo-ES.

De acordo com o sócio, o diferencial com o café vencedor, foi na maturação, que foi colhido em média quando atingiu 90% de grãos maduros. “O sítio está localizado em torno de 700 metros de altitude e a maturação do café é mais demorada, então esperei atingir o ponto certo, além disto, selecionei as carreiras maduras e colhi provando. Sou cozinheiro. Fui chef de cozinha (italiana e mexicana) nos Estados Unidos por 03 anos mais ou menos e usei a experiência em absorver os gostos e na hora de provar o café no pé pude diferenciar o sabor. Os mais doces e saborosos fiz o lote” – declarou o sócio com toda alegria. O filho, Geovan Coellho Saturnino, é seu grande incentivador e juntos compartilharam a emoção de vencer a categoria. “É uma emoção muito grande. Estou muito Feliz” – finalizou.

Palestra – O Diretor Presidente do Instituto de Inovação e Tecnologias Sustentáveis – INOVATES, Gabriel Fabres Beliqui, ministrou uma palestra, onde tratou do tema “Indicações Geográficas no mundo e a importância da Indicação de Procedência no Espírito Santo para o Café Conilon”. Ele apresentou o processo para se chegar ao reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) de um produto, com demonstração de vários exemplos no mundo e os avanços e os esforços para promover o café conilon capixaba. “Quando a gente registrar o nosso café o mundo irá reconhecer a qualidade do nosso conilon. Origem x qualidade traz um diferencial competitivo para o nosso produto e representa uma ferramenta de proteção aos produtores” – avaliou.

Degustador por 11 anos, nos concursos da Cooabriel, o especialista em degustação de café, Vanildo Págio, fez as considerações sobre as fases de degustação das amostras. Disse que houve muito equilíbrio de notas apuradas e que a equipe foi bem criteriosa nas avaliações. “A cada ano melhora o aspecto das amostras. Este ano as amostras apresentaram excelentes aromas. Não tivemos nenhum café com cheiro de fumaça. Houve muito equilíbrio nos aromas e sabores”.

Discursaram no evento, o Superintendente do Sistema-OCB/SESCOOP-ES, Carlos André de Oliveira, o Subsecretário de Estado da Agricultura, Marcus Magalhães e o Deputado Federal, Evair Vieira de Mello, que juntos abrilhantaram o evento.

Brinde – Os conselheiros e diretores da Cooabriel, os cafeicultores, parceiros, colaboradores e convidados fecharam o evento com um brinde  “com café” em homenagem aos 15 anos do Conilon de Excelência Cooabriel e homenagem a todos os sócios potenciais produtores de café conilon de qualidade.

Parceiros – O XV Concurso Conilon de Excelência, foi realizado com apoio de alguns parceiros, incentivadores da melhoria da qualidade do café conilon, são eles: Tristão – Realcafé, Fertilizantes Heringer, Sistema OCB – Sescoop/ES e Bunn.  (Fonte: Cooabriel)

Veja a seguir a lista dos vencedores do XV Concurso Conilon de Excelência – safra 2018:

Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here