Exportações de mamão superam as de 2017 em agosto

0
2687
Foto: Divulgação

Na parcial de 2018 (janeiro a agosto), o volume de mamão brasileiro exportado, que começou baixo, voltou a se recuperar nos últimos meses, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Os embarques se iniciaram em ritmo lento neste ano, em decorrência das cotações pouco remuneradoras em 2017, que resultaram na descapitalização do setor e na consequente diminuição dos investimentos em renovação de plantios – principalmente para a variedade havaí.

Contudo, com a entrada do segundo semestre, os envios internacionais se recuperaram. Em agosto, por exemplo, foram embarcadas 3,5 mil toneladas da fruta, valor 10% superior ao do mesmo mês no ano passado. Em relação à receita, inclusive, este aumento foi ainda maior – alta de 64% na mesma comparação – visto que o câmbio elevado tem favorecido este resultado.

Com isso, a parcial fechou com volume de 28,7 mil toneladas em 2018, queda de apenas 3% em relação ao observado em 2017. Já a arrecadação foi de US$ 30,7 milhões, aumento de 20% no mesmo comparativo.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, apesar de a demanda por frutas tropicais aumentar no hemisfério Norte em setembro, a oferta reduzida, principalmente para o formosa, pode “segurar” as exportações no período. (Fonte: HF Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here