O profissional de Agronomia, cujo título é de engenheiro agrônomo, é uma profissão com amplas possibilidades não só na área de agricultura, no setor rural, como também no urbano
Tradicionalmente o dia 12 de outubro, para todos nós, é uma data marcante. É nesse dia que comemoramos o dia das crianças, futuro do nosso país. Para os católicos também é dia de festejar Nossa Senhora Aparecida. Já para os profissionais de engenharia agronômica, essa data tem ainda mais um motivo para ser especial. 12 de outubro também é comemorado o Dia do Engenheiro Agrônomo.
Esta data homenageia o profissional responsável por ajudar a potencializar as capacidades de produção da agropecuária no planeta, desde o seu ponto de vista técnico, ambiental, social e econômico.
O engenheiro agrônomo atua no planejamento e execução da cadeia produtiva agropecuária, aplicando técnicas agronômicas e conhecimentos científicos para gerar uma agricultura racional e sustentável.
Jorge Silva, engenheiro agrônomo e presidente eleito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), cita algumas das importantes atribuições do profissional da Agronomia. “O cuidado com a terra, a dedicação com o trabalho no campo, o desafio na produção de alimentos, a busca constante por tecnologia e produtividade, a sustentabilidade com segurança alimentar, a preservação do meio ambiente e a contribuição para o mundo melhor alimentando o planeta. Aproveito a oportunidade para parabenizar todos (as) Engenheiros Agrônomos e Engenheiras Agrônomas”, declara Jorge.

Um engenheiro agrônomo precisa concluir o curso de ensino superior em Engenharia Agrônoma e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, para poder atuar no Brasil.
Origem do Dia do Engenheiro Agrônomo
O Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado na data em que foi regulamentada a profissão no Brasil, o que aconteceu através do decreto de lei nº 23.196 de 12 de outubro de 1933, por ato do então presidente Getúlio Vargas, que regulamentou a profissão e definiu suas atribuições. Foi essa a primeira profissão de nível superior a ser reconhecida no país, cabendo o seu registro de título e fiscalização do exercício profissional ao Ministério da Agricultura, através da sua Diretoria Geral de Agricultura.
Os formandos em Agronomia foram os primeiros no Brasil, em sua era republicana, a serem chamados de doutores, período em que inexistiam os atuais títulos de pós-graduações. Esse decreto foi um marco histórico para a profissão, consagrando o dia 12 de outubro como o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo. (Redação Revista Procampo)