Faleceu nesta quarta-feira (27/05), o Sr. Wanderlino Medeiros Bastos, importante nome da cafeicultura capixaba e nacional, sendo o precursor na produção de mudas através da propagação vegetativa (clonagem) de café conilon por meio da empresa Verdebrás Biotecnologia, que foi fundador juntamente com seu irmão, Eumail Bastos, em São Gabriel da Palha.
Wanderlino Bastos, era engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1967), ex-presidente da Cooperativa Agraria dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), sócio fundador do Sicoob Norte, ex diretor do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), produtor rural na região de São Gabriel da Palha e há aproximadamente duas décadas, desenvolvia o agronegócio no Sul da Bahia.
Seu trabalho foi muito importante para o aumento da produtividade do café conilon. Wanderlino é um marco na história da cafeicultura do Espírito Santo.
Wanderlino foi homenageado na 45ª edição da Revista Procampo (Ago/Set 2013), com a matéria em destaque “Wanderlino Bastos, o precursor da muda clonal de café conilon”.
O corpo do Wanderlino está sendo velado em sua fazenda em Arataca (BA), onde será cremado. (Redação Revista Procampo)






















