Conilon de Excelência Cooabriel: concurso pioneiro para o conilon completa 20 anos de história

0
349
Foto: Comunicação Cooabriel

Na safra de 2003, os produtores cooperados foram convidados a inscreverem seus cafés para a primeira edição do concurso, algo inédito para o conilon

Na próxima sexta-feira (20), serão revelados os grandes campeões do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – Edição 2023. A cerimônia de premiação marcará também a 20ª edição do concurso, lançado há duas décadas, em um período em que alguns limites ainda precisavam ser rompidos pela variedade.

Assim, na safra de 2003, os produtores cooperados foram convidados a inscreverem seus cafés para a primeira edição do concurso, algo inédito para o conilon. Naquele ano, o então presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto (in memoriam) descreveu quais foram as primeiras impressões dos cafeicultores: “Quando apresentamos aos nossos produtores os padrões de um café especial, eles ficaram um pouco assustados, principalmente no tipo peneira. Mas foi pelas ações do concurso que pudemos identificar um sócio que produz um café com características físicas incríveis”.

Quer receber as principais notícias do AGRO Capixaba, do Brasil e do mundo no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo da Revista Procampo!

O provador das amostras da primeira edição do concurso foi Evair de Melo, que na ocasião era membro do júri nacional e internacional de concursos de cafés especiais.

Evair considera ter sido uma experiência diferente, uma vez que ainda não havia metodologia adotada para análise do conilon, mas que os ganhos com a iniciativa foram significativos. “Recordo-me com muito orgulho de ter sido o primeiro degustador, lá em 2003, desse prêmio revolucionário que se tornou um farol a guiar a cultura do conilon para novos patamares de qualidade e inovação. O impacto que esse concurso tem tido na atividade cafeeira é notável, proporcionando não apenas um reconhecimento merecido aos produtores, mas também estimulando-os a buscar constantemente a excelência em suas produções”.

Mais que promover o conilon como bebida de qualidade, o concurso completa 20 anos tendo alcançado marcos significativos para a variedade. Dentre esses está a pontuação inédita de 90 pontos, alcançados pela amostra campeã em 2021.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, considera que ao longo dos anos, o concurso foi um motivador para que um número cada vez maior de produtores compreendesse a necessidade de investir na melhoria da qualidade.

“Não que naquela época não houvesse café de qualidade, mas um grande diferencial hoje é a consciência do produtor. Através dessa mudança de percepção, o conilon tem ganhado cada vez mais espaço no mercado internacional. Colher esses resultados é muito gratificante e recompensa todo o trabalho desenvolvido nessas duas décadas”.

Premiação Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – Edição 2023

A prova de ranqueamento das melhores amostras da edição 2023 do concurso será dirigida por Silvio Leite, profissional com mais de 40 anos de experiência em classificação, degustação e controle de qualidade de cafés. O especialista internacional comandará uma equipe composta por 12 degustadores.

Além do reconhecimento e destaque para as amostras campeãs, a premiação para os grandes vencedores será um diferencial.  Em 2023, a Cooabriel garantirá a compra dos lotes inscritos para os 10 finalistas de cada categoria.  Sendo que, do 1º ao 5º lugar, será pago um valor específico, chegando a R$4 mil/saca para os grandes campeões; do 6º ao 10º lugar de cada categoria, será pago um valor de 40% a mais que a cotação do dia, para o café tipo 7. No total, as premiações poderão chegar a quase R$ 190 mil reais.

A 20ª edição do  Concurso Conilon de Excelência Cooabriel está sendo realizada em parceria com: AgroCP, Café Brasil, Multitécnica, Sicoob, Sistema OCB/ES. (Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here