A contagem regressiva para premiar a dedicação e o empenho dos avicultores do Espírito Santo já entrou na reta final com os preparativos para o 6º Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba, que será promovido no dia 14 de outubro, a partir das 8 horas, na Sede da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), no município de Santa Maria de Jetibá.
Organizado de forma conjunta entre a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e a Coopeavi, o evento, que também comemorará o Dia Mundial do Ovo, tem como horário previsto para a divulgação dos vencedores as 13 horas, logo após a finalização e compilação dos resultados.
O concurso, que acontecerá em local reservado, com a presença apenas de representantes das amostras de ovos inscritas, poderá ser acompanhado através do canal da Coopeavi no Youtube. O link será divulgado em breve pela organização do concurso.
Novidade nas participações
Na edição deste ano, uma das grandes novidades está na participação, que foi ampliada. Com isso, os avicultores com granjas localizadas no território do Espírito Santo podem disputar o concurso. Vale lembrar que todos estão cumprindo alguns requisitos, como o beneficiamento dos ovos em local regularizado.
Os avicultores associados à Aves e os cooperados da Coopeavi tiveram direito à inscrição gratuita, enquanto que os demais participantes fizeram suas inscrições mediante a doação de oito caixas de ovos para uma instituição beneficente.
Entrega das amostras
Cada produtor será responsável por colher os ovos e entregar as amostras, no dia 13 de outubro, em um dos seguintes locais:
– Sede da Aves, em Marechal Floriano, entre 13 e 16 horas;
– Auditório do Instituto Coopeavi, em Santa Maria de Jetibá, entre 13h e 16 horas.
A comissão organizadora será responsável pelo recebimento e fluxo das amostras até o local do evento. Os ovos entregues serão trocados de bandejas, colocando-os em bandeja padrão do concurso. Cada uma das amostras será identificada por um código e apenas representantes da comissão organizadora fará a codificação das amostras.
Dinâmica do concurso
As avaliações do 6º Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba serão realizadas em três etapas:
1ª Etapa: será na máquina digital Egg Tester. Neste momento, será feita a aferição dos parâmetros quantitativos de qualidade em seis ovos de cada amostra entregue pelos avicultores participantes. Serão analisadas a espessura e resistência da casca e a Unidade Haugh*. As seis amostras que alcançarem a melhor pontuação seguirão para a 2ª etapa e as demais serão desclassificadas;
*Unidade Haugh: é uma unidade de medida que leva em consideração a relação entre peso do ovo e altura do albúmen (clara). Quanto maior a unidade Haugh, melhor é a qualidade dos ovos, representando também o seu frescor. É uma medida amplamente utilizada e considerada por alguns autores, o melhor parâmetro de avaliação da qualidade interna dos ovos.
2ª Etapa: será feita a avaliação visual da qualidade externa dos ovos, na qual os jurados farão uma avaliação individual minuciosa da casca dos ovos. Serão descontados da pontuação os ovos que tiverem desuniformidade de tamanho e de coloração da casca, sujeira e defeito de textura e de formato;
3ª Etapa: será realizada avaliação visual interna dos ovos. Nela, os jurados verificarão a qualidade da clara e da gema de cinco ovos de cada amostra. Os parâmetros avaliados serão: mancha de sangue, resíduos de tecido do oviduto, desuniformidade de cor da gema, alterações na consistência do albúmen e descentralização da gema.
Comissão organizadora
A comissão organizadora do concurso é formada por sete membros. Dois deles são convidados externos, sendo um o auditor, que é responsável por acompanhar todo o processo, e o outro um avicultor, que juntos representam a transparência do evento. Confira a composição:
Tarcísio Simões Agostinho – Coopeavi
Luis Carlos Brandt – Coopeavi
Wayne Gardner Pellacani – Coopeavi
Carolina Covre – Aves
Nélio Hand – Aves
Alvino José Huguinim – Avicultor Cooperado da Coopeavi
Galderes Magalhães de Oliveira – Auditor externo – Engenheiro agrônomo do Incaper
Apoio
Luiz Fernando Lahas – Coopeavi
João Lucas Walder – Aves
Comissão julgadora
Contando com sete membros, a comissão julgadora será formada por nomes conhecidos e gabaritados para as avaliações. Confira a listagem completa:
Michele de Oliveira Mendonça – Zootecnista – Professora do IF Sudeste MG – Rio Pomba
Sergio Luís Moretto – Cientista econômico com especialização em Marketing – Coordenador Comercial da MSD Saúde Animal
Jeniffer Godinho Ferreira Pimenta – Médica-veterinária – Gerente de produtos da linha de Postura Comercial da Vaxxinova
Gabriel Silva Braga – Médico-veterinário – Especialista técnico em Avicultura de Postura Comercial na Auster
Fabiana Gasperazzo Barbosa – Médica-veterinária – Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal no Mapa
Edival Veras – Engenheiro agrônomo – Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ovos Brasil
Paulo Barretto – Engenheiro de alimentos – Consultor da Criare Consultoria em parceria com a MRE Technology e LIMSEPT
Premiação
Os três primeiros colocados de cada categoria receberão como premiação um certificado com a devida colocação. Os produtores que ficarem em 1º lugar nas duas categoriais e que possuírem marca comercial própria terão o direito de usar um selo para ser aplicado exclusivamente em suas embalagens de ovos da marca e da produção própria, declarados na inscrição, com os dizeres: “Melhor Ovo Branco do Espírito Santo / Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba / 2022” e “Melhor Ovo Vermelho do Espírito Santo / Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba / 2022“.
Onde encontrar todas essas informações?
Assim como na edição de 2021, o concurso conta com um site exclusivo do evento, que reúne todas as informações desde o regulamento, a ficha de inscrição, a declaração para os casos de terceirização do beneficiado e até a proposta para que o seu negócio ou empresa se torne patrocinador do evento. O site pode ser acessado através do .
Fique por dentro do concurso também nas redes sociais do Ovo Capixaba:
Instagram: https://www.instagram.com/ovocapixabaoficial/
Facebook: https://www.facebook.com/ovocapixabaoficial
O que é a Aves – Fundada em 02 de outubro de 1969, a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) atua em prol da avicultura capixaba e dos seus associados, defendendo pautas e ações que são importantes para o setor, promovendo diversas capacitações e eventos como o Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba e a Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), que é realizada de forma conjunta com a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), e acontece a cada dois anos.
Sobre a Coopeavi – A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) é uma cooperativa agroindustrial com unidades no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964, em Santa Maria de Jetibá (ES), atualmente conta com mais de 19 mil cooperados e atua em três horizontes de negócios: Agro, Alimentos e Bens de Consumo. (Comunicação Coopeavi)