Vendas de café avançam para 74% do volume colhido em 2020, diz consultoria

0
135

Vendas estão avançadas em relação ao ano passado

A comercialização da colheita brasileira de café deste ano (referente a 2020/21, de julho a junho) atingiu 74% do total até o dia 8 de dezembro, informou a consultoria Safras & Mercado nesta quinta-feira, configurando uma evolução de cinco pontos percentuais em relação ao mês anterior.

As vendas estão avançadas em relação ao ano passado, quando 71% da safra 2019/20 estava comercializada até então e também acima da média dos últimos cinco anos para o período, que é de 69%, segundo a Safras.

Os negócios avançados têm permitido exportações recordes do Brasil nos últimos meses, conforme dados do conselho de exportadores Cecafé.

Segundo números da consultoria, o índice de comercialização indica volume vendido de 50,54 milhões de sacas de 60 quilos, que leva em conta a estimativa de safra de 68,1 milhões de sacas.

A puxada nos preços de algumas semanas atrás ajudou a quebrar um pouco a morosidade, devolvendo parte da liquidez ao mercado, disse o consultor da Safras & Mercado, Gil Barabach.

“Em todo caso, o produtor segue cauteloso e o fluxo de negócios muito cadenciado, bem diferente da intensidade vista até setembro”, comentou, em meio a preocupações com a produção em 2021, devido ao tempo mais seco neste ano.

As vendas de arábica chegaram a 74% da produção, contra 71% em igual período do ano passado e 67% de média dos últimos cinco anos.

Já as vendas de conilon alcançaram 76% da produção, acima dos 72% em igual período do ano passado e também dos 73% na média dos últimos 5 anos. (Reuters)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here