Brasil produz 758 mil toneladas de peixes em 2019

0
1019
Foto: Divulgação

O Brasil produziu cerca de 758 mil toneladas de peixe de cultivo em 2019, sendo impulsionado pela China e mantendo sua rota de crescimento, segundo dados divulgados Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Nesse cenário, o Anuário Peixe BR de Piscicultura 2020 indicou que a produção avançou 4,9% no último ano.

Segundo o portal especializado da CarneTec Brasil, o País “reforça a posição de quarto maior produtor de tilápia do mundo, espécie que já representa 57% da produção nacional. Os peixes nativos mantêm-se fortes, com 38%, e as demais espécies participam com 5%”.

“Indiscutivelmente, o resultado é positivo, porém poderia ter sido melhor. A grande oferta de tilápia no segundo semestre de 2018 e primeiro de 2019 fez com que o produtor reduzisse o povoamento levando à escassez do produto na segunda metade do ano passado”, disse em nota Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR, responsável pelo anuário.

Nos últimos seis anos – período de levantamento da Peixe BR –, a produção de peixes de cultivo saltou 31% no país: de 578,8 mil t (2014) a 758 mil t (2019). “As empresas associadas à Peixe BR estão confiantes para o ano. Pesquisa do anuário mostra que 100% das empresas que responderam estão com expectativa positiva, sendo que 55% estão confiantes, 36% estão muito confiantes e 9% estão extremamente confiantes”, indica.

“As empresas associadas concordam que faltam muitas reformas e ajustes, mas confiam no processo em andamento, especialmente a partir da maior participação da sociedade nas discussões”, afirmou Medeiros. (Agrolink)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here