Governo do Estado e Faes realizam curso de Inspeção e Segurança em Barragens

0
1220
Foto: Divulgação

Entre os dias 25 a 29 de março, acontece no auditório da Federação da Agricultura do Estado, em Vitória, o curso de Inspeção e Segurança em Barragens. O treinamento, que é de 40 horas, é voltado para servidores públicos estaduais e municipais que tenham atuação direta com barragens no trabalho que desenvolvem.

O curso é oferecido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), e com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faes/Senar).

O objetivo do curso é capacitar os servidores para realizar inspeções e elaborar relatórios sobre a segurança e estabilidade dos barramentos. Ao final do treinamento, a expectativa é de que os servidores sejam capazes de identificar as principais anomalias em barragens e emitir laudos preliminares referentes a segurança das mesmas.

Na programação do curso estão previstos conteúdos relacionados aos conceitos básicos e aspectos gerais sobre barragens, anomalias e inspeção em barragens, além de visitas técnicas com o objetivo de cumprir corretamente todos os passos necessários para o preenchimento de fichas de inspeção.

Para o subsecretário de Infraestrutura Rural, Rodrigo Vaccari, o curso reforça a política de segurança nas barragens que foram construídas no Estado. “O curso está em sintonia com a nova política de gestão do Governo, que é poder realizar o armazenamento de água com responsabilidade. É preciso haver segurança na construção e manutenção de barragens”, explica.

Para Vaccari, a união dos diversos entes públicos, municipais e estaduais, é de grande importância. “É o primeiro Estado do Brasil a reproduzir o curso realizado com os técnicos da Seag em Brasília, no mês passado. Serão capacitados técnicos de 19 prefeituras; do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que é o órgão licenciador; da Agerh, que é o órgão regulador; da Defesa Civil e do Senar e da Seag”, destaca. (Comunicação Seag)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here