98ª edição da Revista Procampo já é distribuída em todo ES e Sul da Bahia. A publicação é pioneira no segmento agropecuário do Estado e na vanguarda da comunicação rural capixaba
Está circulando em todo o Espírito Santo e Estados vizinhos, a 98ª edição da Revista Procampo. Isto mesmo! Nonagésima oitava edição. A publicação é pioneira no segmento e na vanguarda da comunicação rural capixaba. Ferramenta de informação fundamental para os índices atuais da agropecuária do Espírito Santo. O agronegócio absorve 33% da população economicamente ativa no ES e é responsável por 30% do PIB Estadual, sendo a atividade econômica mais importante em 80% dos municípios capixabas.
Em relação a esta nova edição, destacamos em nossa capa, a reportagem “O AGRO no Mestre”, onde mostramos que pés do Mestre Álvaro, em Serra, ES, há uma organizada e crescente atividade agroturística que, além de gerar emprego e renda para diversas famílias, torna ainda mais diversa a economia municipal. Serra é 21º município do país com o melhor ambiente de negócios. A população em Serra é de 520.649 pessoas, aponta o Censo do IBGE do Censo Demográfico de 2022. Tudo sobre esta linda região e sua infraestrutura no agroturismo onde o mar, a serra, a montanha, as lagoas, o frio do inverno, o calor do verão se encontram proporcionando um ambiente único com milhões de possibilidades. A média de visitantes dos circuitos de agroturismo da Serra atualmente é de 20 mil pessoas por mês.
Não há agricultura sem solo conservado. Urgente, o tema demanda atenção de autoridades e estudiosos no Espírito Santo e no Brasil e parece não caminhar exatamente na velocidade ideal. Com mais de 393 mil hectares de áreas degradadas, os solos capixabas merecem mais carinho. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), 61% dessas áreas são ocupadas por pastagem.
Entrevistamos o engenheiro agrônomo e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Jorge Silva. Jorge tem mais 50 anos de experiência profissional e já foi servidor da Emater-ES, presidente da Sociedade Espírito Santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) e um dos fundadores do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (Senge-ES), entre outros cargos importantes já ocupados. Casado e pai de 2 filhos, Jorge sempre soube dividir o seu tempo entre a família, amigos e interesses profissionais, jamais deixando de atender a quem quer que fosse dentre os profissionais do sistema e empresas do ramo em que atuou. Com vasto conhecimento na área, possui quatro títulos de serviços relevantes prestados à nação, baseados em trabalhos honoríficos desenvolvidos a benefício da engenharia, agronomia e geociências. Segundo Jorge, o Brasil depende da Engenharia, Agronomia e Geociências em suas mais diversas atividades. O que devemos fazer cada vez mais é conscientizar a sociedade sobre a nossa importância e criar mecanismos de valorização profissional. Leia mais nesta entrevista exclusiva!
E tem muito mais…
Já conhece nosso Instagram??? Siga-nos: @revistaprocampo e fique por dentro das informações do agro, notícias exclusivas, entrevistas e saiba as novidades da Revista Procampo!
Revista Procampo. Uma leitura produtiva. Na vanguarda da comunicação rural capixaba. Leia! (Redação Revista Procampo)