Temperaturas também continuam mais baixas em todo o país nos próximos dias
Os últimos dias do outono e a chegada do inverno serão marcados por muita instabilidade no Sul do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, depois da passagem do ciclone extratropical pelo Sul do país, o avanço de uma nova frente vai favorecer a formação de nuvens carregadas pelas áreas.
“Destaque para os acumulados mais elevados agora entre Santa Catarina, o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, com valores estimados de 100 a 200mm”, afirma a consultoria.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê o avanço das chuvas na quarta-feira (21), junto com a chegada do inverno no Hemisfério Sul. O modelo indica volumes entre 20mm e 40mm nas regiões sul e oeste do estado gaúcho.
O modelo mostra ainda o avanço das áreas de instabilidade para Santa Catarina e Paraná, porém com volumes mais baixos. Já no Rio Grande do Sul, a tendência é que as chuvas continuam pelo menos até o final da semana. Os volumes chamam atenção porque o estado registrou muitos problemas com a passagem do ciclone na última semana.
Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil nos próximos dias:
Para as demais regiões do país, os modelos continuam indicando temperaturas mais baixas, com destaque para os estados do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
O Sisdagro, sistema de previsão de geadas do Inmet prevê condições para o evento climático na próxima madrugada nos três estados do Sul do Brasil, com intensidade entre fraca e moderada. No Sudeste, o Inmet prevê condição para formação de geada em áreas de São Paulo com intensidade fraca.
Veja o mapa de previsão de temperatura mínima para os próximos dias: