XV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel avalia 71 amostras de 13 municípios

0
174
Foto: Cooabriel

Na última quarta-feira (03/10), provadores do XV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, finalizaram as provas das 71 amostras classificadas para a etapa de avaliação sensorial (degustação), com intenso trabalho de apuração.

Foram realizadas 77 inscrições para o XV Concurso, representando sócios de 13 municípios da área de ação da cooperativa. Dos sócios inscritos, 71 chegaram à etapa de provas e 20 serão classificados na final.

No dia 15 de outubro será divulgada a lista dos 20 sócios classificados em ordem alfabética e no dia 24 de outubro acontecerá em São Gabriel da Palha, a cerimônia de premiação, que revelará os vencedores por categoria (conilon cereja descascado e conilon natural).

Vanildo Págio, Niêson Barbosa, Raquel Basílio e José Carlos de Azeredo, compõem a equipe de provadores, que esteve de segunda a quarta (1 a 3/10) na sala de provas, nas dependências do armazém da sede da cooperativa em São Gabriel da Palha (ES).

De acordo com Vanildo, esta etapa do concurso, apresenta uma disputa bem equilibrada das amostras. “As amostras apresentam grãos uniformes, nuances agradáveis, bebida cítrica seguida de caramelada a achocolatada. Um café diferenciado”, destacou.

O Concurso – O Concurso Conilon de Excelência Cooabriel está em sua 15ª edição e mantém seu principal objetivo de motivar os sócios a produzirem cafés de excelente qualidade, por meio dos cuidados na fase de preparo do café, especialmente, nos processos de colheita e secagem do grão. A Cooabriel foi pioneira na realização de concursos de qualidade de café para a variedade de café conilon em uma iniciativa lançada no ano de 2003.

De acordo com o Presidente a Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, o Concurso Conilon de Excelência foi uma grande inovação da Cooabriel. A primeira edição realizada pela Cooperativa (2003), foi também o primeiro concurso de qualidade de café conilon, que se tem registro e que veio avaliar quesitos sensoriais da variedade.

“Promovemos o concurso junto aos sócios para identificar potenciais produtores, promover a melhoria da qualidade do café conilon na área de ação e também dar conceito ao conilon bebida. Esta iniciativa validou a valorização do café conilon de qualidade, inspirou outras iniciativas e principalmente, estimulou os produtores a produzirem cafés especiais/diferenciados.  É muito gratificante chegar na 15ª edição e ver que esta modalidade de ação foi motivadora para nossos produtores apresentarem um café diferenciado a cada ano”, recordou o presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto.

PRÊMIO – O   XV  Concurso   vai   distribuir   o   equivalente   a   96 sacas  de  café   em prêmios aos 20 vencedores dos melhores lotes de cafés da variedade conilon da safra 2018. A premiação  é  equivalente  a  café  tipo  07  até  10%  de  broca  (tabela  da Cooabriel) na data da comercialização. (Fonte: Assessoria Comunicação Cooabriel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here